quarta-feira, 1 de junho de 2011

A DANÇA DA VIDA - EDUVARD MUNCH e Fernando Pessoa



Fernando Pessoa -
conhece o autor deste belo quadro?

A vida é uma viagem experimental,
feita involuntariamente.

É uma viagem do espírito através da matéria,
e como é o espírito que viaja, é nele que se vive. 

Há, por isso, almas contemplativas 
que têm vivido mais intensa, mais extensa, 
mais tumultuariamente 
do que outras que têm vivido externas. 

O resultado é tudo.
O que se sentiu foi o que se viveu. 
Recolhe-se tão cansado de um sonho 
como de um trabalho visível. 

Nunca se viveu tanto como quando se pensou muito.
Quem está ao canto da sala dança com todos os dançarinos. 

Vê tudo, e, porque vê tudo, vive tudo. 

Como tudo, em súmula e ultimidade, 
é uma sensação nossa, tanto vale o contacto 
com um corpo como a visão dele, 
ou, até, a sua simples recordação.

Danço, pois, quando vejo dançar.

Fernando Pessoa


Dança da Vida, Edvard Munch



A Dança da Vida, que Munch pintou em 1990, é situada numa noite iluminada de verão junto com a praia de Aasgaardstrand em Oslo Fjord. Iluminada pela lua cheia, casais se engajam numa dança energética.
O reflexo “fálico” da luz da lua na água dá a cena um ar sensual. No centro da pintura, um homem com um terno escuro e uma mulher num vestido vermelho estão mergulhados um no outro. Os dois estão na aurora das suas vidas. O vestido da mulher se enrola nas pernas dele, alguns dos fios do seu cabelo vai à direção dele.
Seus olhos estão fechados; os dois parecem estar totalmente absorvidos e desatentos aos outros. No lado esquerdo está uma jovem garota num vestido branco e um sorriso na sua cara entra na cena. Sua mão se aproxima de uma flor na sua frente. No lado oposto, uma mulher idosa está de pé em um vestido preto. Ela observa a dança do casal do centro com uma expressão amarga, suas mãos estão dobradas como se estivesse retirada/deixada.
Além do uso da cor, Munch aprofunda a diferença das três mulheres com um uso diferente de linha que as contorna. A garota adolescente no lado esquerdo está coberta com pinceladas sensíveis e vibrantes.
Uma linha “empacotada, digestiva” enrola a mulher central “com seu apetite evidente pra vida” (Edvard Munch). Contrastando isso, a mulher da direita, que aparenta ter se retirado da dança da vida, é delineada com linhas rígidas e angulares.
A Dança da Vida pertence a uma série chamada o Friso da Vida. Esse friso foi feito com a intenção de ser uma série de pinturas adjacentes e livres, que dariam uma visão clara da vida e da situação do homem moderno. Munch escreveu:
“Através deles os ventos
curvando a costa marítima, e além do mar, 
ainda em baixo das árvores, vida, 
com toda sua complexidade 
da dor e alegria, continua”. 

Os três maiores temas do Friso da Vida, amor, ansiedade e morte, estão claramente expressados na Dança da Vida. Logo, essa pintura pode ser vista como a peça central na série.
Esse quadro pode ser interpretado de vários pontos de vista e vários níveis. A transição das mulheres da adolescência, maturidade sexual, e velhice nos levam a crer que a pintura lida com o eterno ciclo da vida. Nessa “noite de verão iluminada”, Munch escreve, “vida e morte, dia e noite vão de mãos dadas”.
Certamente, morte é o nascimento da vida, e Much percebe isso.
Dança da Vida é também sobre a própria mulher, ou o “mistério feminino”, como diria o Munch. Também pode ser vista como o “ciclo do amor”. Munch achava que o amor começava com os flertes, de uma maneira puros, inocentes e belos, depois para o amor físico e carnal, mais maduro, que é representado pelo casal do meio, e por fim os “ciúmes e rejeição” (palavras do Munch).
Assim o quadro também representa o amor, a moça do lado esquerdo representando o começo do relacionamento, o casal do meio o amor físico, e do lado direito à rejeição ou simplesmente o fim do relacionamento.
Munch foi rejeitado pelo seu primeiro amor, e rejeitou no seu segundo relacionamento.
Dessa maneira, o quadro ainda tem outro nível. O homem do meio, de preto, é o próprio Munch, dançando com seu amor antigo, a mulher da esquerda é a Tulla Larsen, que está esperando pelo seu amor, e do lado direito ela sendo rejeitada. A descrição do Munch suporta essa interpretação:
“Eu estou dançando com meu amor verdadeiro – uma memória dela. Uma mulher loira sorridente entra e deseja tomar sua flor do amor – mas não irá deixar ser tomada. E do outro lado pode ser visto ela vestida de preto, perturbada pelo casal dançando – rejeitada – como eu fui rejeitado da dança dela [da mulher de vestido vermelho]“
Como o Munch foi rejeitado pelo seu primeiro amor, Tulla Larsen é agora rejeitada pelo Munch. Os dois, pintados de preto e virados um ao outro, se encontram como parceiros no sofrimento.
Outras pinturas com o mesmo tema, da mesma série:
A fêmea arde
- desnuda em carne viva
na escuridão indiferente
 A árvore da vida
em oferenda florida
- doçura da mulher.
 The Kiss



O beijo -1897
99 x 81 cm
"In my art I have tried to explain
to myself life and its meaning I have
also tried to help others
to clarify their lives." (E.M.)
O toque, o beijo
alastra fundindo corpos
- febre do amor
  
A paixão campeia
na ronda do desencontro
- no chão, o rastro
 
Plaina no sonho
alimenta mil desejos
- de grito e de gozo
Death and the Maiden, 1893
ost.128 x 86 cm

O efêmero enlace
na dança dos corpos
- cala profundo
 
Puberty, 1894-5
Ost.151.5 x 110 cm 

O olhar acalenta
na infinda espera
repetição dançante

Morning, 1884
Ost.96.5 x 103.5 cm
Em espera amanhece
silenciada saudade
- sonha ainda.

Night in Saint Cloud, 1890
ost.64.5 x54 cm
O leito vazio
testemunha a noite
-a lâmpada,a janela

The Scream, 1893
Tempera and pastel on board
91 x 73.5 cm

Na dança da vida
em eterna temporada
- resta o grito
Fonte:
http://www.edvard-munch.com/
18 / julho / 2008 por Bia Moreira
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

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